O IPVA no Estado de São Paulo é um dos mais altos no país, para os veículos a gasolina.
Como foi citado em outros artigos, o IPVA é um imposto estadual, cobrado de proprietários de veículos automotores.
Em São Paulo, para o cálculo do IPVA, o proprietário deverá consultar o valor do veículo através da Tabela FIPE, disponível neste link.
Alíquota do IPVA por tipo de veículo, em São Paulo
De acordo com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o IPVA em 2015 tem alíquotas diferentes dependendo do tipo de veículo.
Os automóveis movidos a gasolina ou bicombustíveis tem alíquota de 4% de IPVA, por ano, a ser calculada pelo valor do veículo. Também tem alíquota de 4% as picapes de cabine dupla.
Os automóveis que utilizam exclusivamente etanol, eletricidade ou gás natural veicular, têm alíquota de 3%.
Os veículos utilitários, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e similares, por sua vez, têm aliquota de 2% de IPVA, calculada pelo valor do imóvel.
E os caminhões e caminhões-trator, registrados em Sâo Paulo, têm alíquota de IPVA de 1,5% do valor tabelado do veículo.
Isenção de IPVA no estado de São Paulo
Como cada estado tem a sua autonomia para definir a arrecadação de IPVA e as isenções, não necessariamente um veículo isento de IPVA em São Paulo terá o mesmo tipo de isenção em outro estado.
Em São Paulos, são isentos de IPVA os veículos com mais de 20 anos de fabricação. Ou seja, apenas os veículos fabricados a partir de 1995 deverão recolher o imposto.
Além disto, são isentos em São Paulo os veículos de Igrejas, taxistas autônomos, pessoas com deficiência, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais da União, do Estado ou de Município, e, ainda, os ônibus e micro-ônibus do transporte público municipal.
Mesmo os veículos isentos ou imunes de pagamento de IPVA deverão recolher a taxa de licenciamento de veículos anual, e o seguro DPVAT.
Como pagar IPVA no Estado de São Paulo
As guias de pagamento do IPVA poderão ser retiradas através do caixa eletrônico, para pagamento com débito em conta corrente. Também pode ser usada a ferramenta de internet banking do seu banco, para poder quitar este débito.
Além disto, as guias podem ser emitidas pela internet para pagamento presencial, através do site http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/
Para gerar a guia de pagamento do IPVA, da taxa de licenciamento anual e do DPVAT, você irá precisar do último Certificado de Licenciamento e Registro do Veículo (CLRV). Nele, constam os números de Placa de Veículo, Chassis e RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).
O IPVA poderá ser parcelado, até o vencimento, em até 3 vezes, ou ainda, pago à vista com 3% de desconto.