Uma das principais dúvidas dos usuários passa por saberem como é que se processa o estorno do cartão de crédito.
Cada vez mais os consumidores optam por comprar produtos de custos elevados através de um cartão de crédito.
Contudo, muitas vezes existe a devolução do produto por vários motivos.
Assim sendo, é possível dizer que o estorno ou devolução compra cartão de crédito é o processo que permite que seja cancelada uma compra por erro ou por desistência.
Este processo pode também ocorrer quando existe um débito não solicitado do cartão (por exemplo uma compra que você não fez ou um valor duplicado).
Como funciona o estorno cartão de crédito compra parcelada?
Já alguma vez fez uma compra parcelada e depois necessitou de cancelar a mesma?
Pois bem, essa devolução do dinheiro ou cancelamento da compra é designada por estorno (ou devolução).
É importante frisar que é possível estorno cartão de crédito MasterCard e VISA, e que se o cancelamento for realizado no mesmo dia em que a compra for realizada, o estorno do montante deve ser solicitado diretamente com o lojista.
Contudo.
É importante ter em mente que sempre que se deslocar à loja para pedir o cancelamento e respetivo estorno do pagamento parcelado, deve solicitar um documento ou um comprovativo em como o mesmo foi feito.
Se por algum motivo o estabelecimento se recusar ou se não for capaz de proceder com o estorno de débito indevido, você deve falar diretamente com o banco detentor do cartão.
É ainda importante que saiba que o estorno pode ser feito de duas formas distintas: através da devolução do dinheiro (diretamente na sua mão – é a forma mais demorada) ou através do cancelamento direto da compra.
Por norma, este cancelamento não ocorre de forma imediata e pode demorar entre 5 dias até 2 faturas até que haja a devolução dinheiro cartão crédito. Imagine que solicitou o estorno em janeiro, o mesmo pode ocorrer apenas em fevereiro ou março, dependendo do banco e de outros fatores.
É importante ter alguns cuidados com a compra com cartão de crédito
Pois bem, é importante que perceba que muitas vezes o cartão de crédito é utilizado para a realização de compras que não são parceladas.
Com a possibilidade de realizar comprar online, cada vez mais o cartão de crédito é uma forma preferencial de proceder a este pagamento (tanto por parte das lojas online como por parte do consumidor).
Desta forma, não é incomum que hajam algumas fraudes com a utilização do cartão de crédito, sendo por isso importante cancelar compra cartão de crédito VISA ou MasterCard.
Deste modo, se fizer a compra com o cartão de crédito e o produto estiver com defeito, houver um débito duplicado ou se o seu cartão foi defraudado, solicite ao banco o estorno do valor que pagou.
No entanto, salvo em casos de fraude comprovada, não é desta forma que você deve atuar, uma vez que a entidade que disponibiliza o cartão não tem competência para o fazer.
Neste caso deve-se contactar a entidade a quem se fez a compra com esse propósito, conservando um comprovativo de contacto.
Como vê, é importante que na hora de comprar produtos de forma parcelada (ou compras na internet) você tenha plena noção de que realmente deseja fazer aquela compra, pois pedir o estorno da mesma pode levar a que tenha de proceder ao pagamento da fatura durante uns meses até que o dinheiro seja devolvido.
O estorno é algo muito comum de ser feito, contudo isso não quer dizer que não seja algo que possa realmente ser evitado (até porque ninguém quer pagar uma coisa que não tem para depois receber a devolução cartão de crédito).