A Caixa Econômica Federal é uma empresa pública, associada ao Governo Federal. A entidade financeira é utilizada como ferramenta de gerenciamento econômico do país.
Assim sendo, o principal objetivo da CEF não é o lucro, mas sim a proteção e defesa dos interesses públicos.
A sua atuação se dá em diversos segmentos, como o financiamento ao investimento, habitação popular, Previdência Social e a integração social.
Além disso, a Caixa Econômica desempenha importante papel no financiamento de obras públicas, sendo uma grande aliada de governos estaduais e locais para realização de obras como saneamento básico.
Outras atuações da entidade que merecem destaque são o apoio à cultura e patrocínio de atividades esportivas, como o futebol.
Para as pessoas que necessitam de apoio para seus projetos, há o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, créditos para habitação, crédito auto e crédito para realizar aquela viagem tão sonhada.
A Caixa Econômica Federal é o banco em atividade mais antigo do Brasil, tendo sido fundado pelo imperador D. Pedro II, em 1861, e atualmente é o maior banco público da América Latina.
No artigo de hoje, o NValores explica o significado de todos os códigos de operações da Caixa Econômica.
Veja também: Lista de mensagens de erro do cartão de crédito
Caixa Econômica Federal: Conheça todos os códigos de operação da entidade
Antes de falarmos sobre os códigos de operação, é importante esclarecer que os bancos públicos e privados, geralmente, oferecem aos seus clientes, os chamados correntistas, dois tipos de conta básica: a conta corrente e a conta poupança.
A seguir explicamos em mais detalhes como funcionam e quais as características de cada uma delas:
1 – Conta Corrente
A conta corrente é o tipo de conta mais comum, sendo utilizada para transações monetárias e de caráter comercial.
Para abrir uma conta corrente é preciso que um contrato seja celebrado entre a instituição e o cliente, que deve ter mais de 18 anos, comprovar renda e endereço comercial.
1.1 Como funciona?
A conta corrente pode ser utilizada para realizar diversas operações. Receber dinheiro, pagar contas e fazer transações com cartões de débito e crédito através dos aplicativos ou Internet Banking são algumas delas.
A maior parte das pessoas que utilizam as contas correntes são trabalhadores assalariados ou profissionais liberais, que trabalham por conta própria.
Para manter uma conta corrente com diversos serviços, as instituições financeiras cobram uma taxa mensal. O valor varia, dependendo da quantidade de serviços disponibilizados ao cliente.
O titular da conta tem direito a um cartão de débito (que muitas vezes também é de crédito, desde que o cliente desbloqueie esta função) para realizar transações através da internet, caixas eletrônicos, caixas 24 horas e outros postos de atendimento.
1.2 Quais são os principais serviços vinculados à conta corrente?
De entre os principais serviços, podemos destacar:
- Cartão de Débito: este é o cartão mais usual, habilitado com um chip para que o cliente possa realizar suas transações, usando uma senha pessoal. Geralmente, o cartão de débito também possui a opção crédito.
- Cartão de Crédito: O titular da conta poderá solicitar cartão de crédito, cujo limite dependerá do valor da renda que o cliente possui. A aquisição de um cartão de crédito é facilitada para os que já possuem conta corrente.
- DOC e TED: O DOC (Documento de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível) são serviços que permitem a transferência de dinheiro entre dois bancos distintos.
- Cheques: Fornecimento de folhas de cheques ao titular da conta.
- Extrato Mensal: Informações sobre valor disponível em conta e todas as transações realizadas no período de um mês. Pode ser obtido nos caixas eletrônicos ou Internet Banking.
- Internet Banking: Acesso à conta pela área restrita do banco na internet. Para acessar este serviço é necessário criar a Senha Internet.
- Crédito Pessoal Online: Os bancos costumam disponibilizar para seus clientes determinado valor que poderá sacar o dinheiro diretamente em um caixa eletrônico ou solicitar o valor na Internet.
Caso seja aprovado, em questões de minutos o dinheiro está na conta do cliente.
2 – Conta Poupança
Por sua vez, a Conta Poupança ou caderneta de poupança é um tipo de conta cujo principal objetivo é juntar dinheiro e ter rendimento garantido.
Este tipo de conta é indicado para quem deseja fazer uma reserva de dinheiro. O dinheiro é aplicado num investimento poupança, de baixo risco, e por este motivo é o mais procurado pelos brasileiros, além da sua facilidade de abertura e gerenciamento.
2.1 Como funciona?
A caderneta de poupança é um dos tipos de investimentos mais tradicionais do Brasil e o mais seguro.
Em razão do baixo risco, a rentabilidade também não é elevada, porém é seguro e com retorno garantido.
Há alguns anos, a conta poupança tinha seu rendimento calculado em 0,5% + taxa referencial (TR).
Existiram algumas mudanças e a regra atual da caderneta de poupança define que seu rendimento seja calculado com base na Taxa Selic (taxa de juros oficial do país) e o comportamento da TR (Taxa Referencial).
2.1 Características da Conta Poupança
Conforme dito, a caderneta de poupança é simples, descomplicada e acessível. Por isso, qualquer pessoa pode abrir uma conta bancária deste tipo e economizar.
E o melhor é que, ao contrário da conta corrente, o titular não precisa pagar tarifas de manutenção.
Entretanto, é importante destacar que a poupança não funciona como uma conta corrente normal, uma vez que possui restrições no número de transações, no tipo delas e nos valores envolvidos.
Pensando em termos de investimento, a conta poupança é vantajosa no sentido da liquidez imediata. Ou seja, o dinheiro aplicado pode ser movimentado quando o titular quiser. Além disso, a conta é isenta da declaração do Imposto de Renda.
Além disso, a conta poupança possui a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Este fundo garante até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por conjunto de depósitos e investimentos em cada instituição ou conglomerado financeiro, limitado ao teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
Atualmente, apesar de ainda ser muito popular entre os brasileiros, a conta poupança perdeu o seu atrativo, em razão da baixa rentabilidade ao dinheiro investido.
3 – Contas na Caixa Econômica Federal
A CAIXA costuma dizer que é mais que um banco. E é mais que um banco, ela é uma empresa pública, de propriedade da União (Governo Federal), com a natureza de Caixa Econômica.
Antigamente, os Estados também tinham suas próprias Caixas Econômicas, mas todas elas já foram liquidadas ou privatizadas.
Como a CAIXA mistura operações de banco com serviços públicos, tais como FGTS e Bolsa Família, por exemplo, tem uma natureza diferente e suas contas têm códigos.
Além das contas corrente e poupança, é interessante mencionar que a Caixa disponibiliza aos clientes a chamada conta salário.
3.1 Conta salário Caixa Econômica Federal
Conforme se depreende pelo próprio nome, a conta salário tem como finalidade, exclusivamente, o recebimento de salários, aposentadorias, pensões, entre outros pagamentos. A conta deve ser aberta por solicitação do empregador.
Por isso, a conta salário tem movimentação mais restrita em comparação com as outras modalidades. Entretanto, quem recebe seu salário na Caixa tem isenções especiais em tarifas.
A conta permite realizar a transferência do dinheiro para outra conta, efetuar até duas consultas de saldo e obter dois extratos de movimentação dos últimos 30 dias, além de disponibilizar até cinco saques ao mês.
3.2 O que são os códigos de operação da Caixa?
Os códigos de operação da Caixa Econômica Federal servem para identificar o tipo de conta que cada cliente possui.
Este código é importante para que o cliente possa realizar movimentações financeiras para contas da própria entidade.
Por exemplo, clientes que possuem uma conta corrente na Caixa são identificados com o número de operação 001, já os titulares de contas poupança tem o número de operação 013.
Através deste número de operação é possível obter outras informações como se pertence a uma pessoa física ou jurídica, se é uma conta salário, poupança ou Caixa Fácil.
3.3 Onde verificar o código de operação?
O código de operação Caixa Econômica Federal pode ser facilmente encontrado no próprio cartão do cliente.
O primeiro número que aparece logo abaixo do nome do cliente no cartão caixa representa o dígito da agência. É fácil identificá-lo no cartão, uma vez que o mesmo possui quatro dígitos e logo acima está escrito “agência”.
Atualmente, a Caixa possui 3047 agências espalhadas em todo o Brasil e o número que consta no cartão representa a agência física na qual a conta foi criada e o titular pode receber atendimento para outros tipos de serviços.
Vale lembrar que os clientes Caixa podem se dirigir a qualquer agência para atendimentos básicos. Porém, algumas operações são exclusivas na agência onde a conta foi aberta.
Em seguida, observando o cartão, será possível identificar um número de três dígitos, sendo este o que representa a operação da conta.
Conforme dito, a Caixa Econômica possui diversas modalidades de contas para pessoas físicas e jurídicas, como conta corrente, conta poupança e conta salário.
Cada uma destas contas será identificada com um número de operação diferente.
Mais a frente iremos explicar em detalhes a classificação de cada um dos números de operação existentes no banco.
Por fim, os últimos dígitos da linha no canto inferior do cartão se referem ao número da conta do titular.
Este é um número de oito dígitos e seguido por um dígito verificador. A numeração é única, sendo importante os clientes ficarem atentos ao mesmo, e não o confundir com o número do cartão.
4 – Os códigos de operação na Caixa Econômica Federal
Para que você possa enviar recursos, depositar, pagar salários, solicitar cheques e fazer operações de débito automático ou pagamento de contas, precisa conhecer quais são os Códigos usados pela CAIXA para as suas operações.
Os outros bancos geralmente fazem a identificação apenas pela Agência e Número de Conta, de maneira simples e com a opção de depósito em Conta Corrente ou Poupança.
A CAIXA por sua vez tem uma lista das chamadas “Operações”. É uma sequência de três números, que vem antes da identificação da Conta.
001 – Conta Corrente de Pessoa Física
Identifica que a pessoa pode receber depósitos de terminais 24 horas, emitir cheques, entre outras funcionalidades, pois possui uma Conta Corrente.
002 – Conta Simples de Pessoa Física
Se o código 002 está antes do número da Conta da pessoa na Caixa Econômica Federal, isto quer dizer que é uma conta do tipo salário. Só pode receber recurso de salário, ou seja, não recebe depósito em envelopes.
Também não movimenta cheques. E a pessoa só pode realizar saques e fazer pagamentos em terminais eletrônicos ou na Agência.
003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica
Como o próprio nome diz, é uma Conta Corrente, de uma Pessoa Jurídica (Empresa, Associação, Igreja, Condomínio, entre outros) com CNPJ.
006 – Entidades Públicas
Conta para utilização pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal.
007 – Depósitos Instituições Financeiras
Código para que outros bancos depositem valores em contas na CAIXA.
013 – Poupança de Pessoa Física
Como dissemos aqui no NValores anteriormente, é a Caderneta de Poupança da Caixa. Rende juros conforme estabelecido pelo Governo Federal e é uma boa opção para guardar e economizar dinheiro
022 – Poupança de Pessoa Jurídica
Este código de operação é utilizado para a poupança de Pessoa Juridica, ou seja, conta de CNPJ.
023 – Conta Caixa Fácil
Este código de operação da Caixa é para uma conta especial, quando o cliente não vai na Agência. Ele pode abrir esta conta em Casas Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.
Tem limite de quatro saques por mês e pode efetuar depósitos e acessar terminais eletrônicos e Internet Banking. Não tem tarifas, e se destina a quem não possui nenhuma conta corrente na Caixa.
028 – Poupança de Crédito Imobiliário
Conta específica para Clientes da Caixa, com investimento em Crédito Imobiliário
043 – Depositários Lotéricos
Operação de uso exclusivo das Loterias Caixa, para as operações de depósito e compensação financeira.
5 – Os códigos mais usados na CAIXA
Se você realmente precisa depositar uma quantia para um amigo, funcionário, vendedor ou prestador de serviços que tenha conta na Caixa, apenas pergunte:
- 1 – A sua conta é do tipo Salário (003)? Se for, você não consegue depositar no Caixa 24 Horas.
- 2 – Vou depositar na Conta Corrente, Poupança ou Conta Caixa AQUI?
A Conta Corrente de Pessoa Física corresponde ao código 001.
A Poupança de Pessoa Física corresponde ao Código de Operação 013.
E a Conta CAIXA Fácil (Caixa AQUI) tem código 023.
Para conta de CNPJ – Pessoa Jurídica, as opções são a operação 003 – Conta Corrente e 022 – Poupança.
Conhecendo todos os códigos de operação Caixa Econômica Federal, certamente será muito mais fácil proceder com as suas transações bancárias.