O brasileiro adora carro. E tem sempre o sonho de melhorar de veículo. Comprar um mais novo, mais confortável, mais econômico.
Mas o brasileiro também tem a fama de não se planejar financeiramente. Isso acaba às vezes em dívida.
Aqui o Nvalores apresenta alguns questionamentos sobre veículos e sobre o mercado de crédito no Brasil, principalmente nesta área tão desejada – e tão complicada – que é o financiamento de veículos.
O que é o refinanciamento de veículos?
O refinanciamento é um produto financeiro oferecido por bancos e instituições financeiras, que oferece crédito a partir de um veículo dado como garantia.
Basicamente, durante o período do contrato, o banco fica como “dono” do veículo, mas a posse do automóvel é sua. Esta é uma garantia contra a inadimplência, pois, de acordo com os contratos de refinanciamento de veículos, caso não haja pagamento, o banco fica com a propriedade direta do bem.
Por que as taxas são melhores que o crédito pessoal?
As taxas de juros cobradas no refinanciamento de veículos são menores porque o empréstimo é feito com uma garantia. Os bancos calculam a taxa de juros com base em vários fatores, e o principal deles é a capacidade das pessoas pagarem. Se um empréstimo tem garantia, o risco de tomar um calote do cliente é menor, e com isso, as taxas de juros são menores.
Como a financeira calcula o valor do meu carro para refinanciamento?
No Brasil, temos um instrumento muito bom que é a Tabela FIPE. Ela é calculada pelo valor médio das aquisições de veículos novos, e contém um cálculo econômico e estatístico para calcular o valor dos carros usados.
A Tabela FIPE é publicada em jornais de grande circulação e está disponível na internet.
Mas atenção. No refinanciamento de veículos, o banco pode fazer uma avaliação própria, o que pode significar que seu carro vai valer mais ou menos dependendo do estado de conservação. A Tabela FIPE mostra uma média do valor do carro, o que indica qual será o valor final.
Temos que lembrar que esta tabela também é usada pelo Governo para calcular o IPVA devido todo ano.
Os bancos emprestam todo o valor de mercado do meu carro no financiamento?
Não necessariamente. Este valor de crédito liberado pelo banco é calculado a partir de vários fatores.
Para permitir que você faça uma boa escolha, o NValores disponibiliza uma ferramenta de simulação do melhor crédito para você.
Os bancos e financeiras parceiros do NValores oferecem crédito de acordo com a sua necessidade. Seja para adquirir um outro veículo, quitar o financiamento, leasing ou consórcio, fazer um investimento ou pagar dívidas mais caras, o refinanciamento é uma boa opção.
Posso contratar o refinanciamento de veículos não quitados?
Sim. Neste caso o veículo será objeto de um refinanciamento para quitação. Na prática o seu veículo será avaliado pelo banco. Se o valor de liberação de crédito for maior que o saldo devedor, você consegue o refinanciamento.
O Banco irá quitar o saldo devedor e depois liberar novo crédito, lhe repassando o “troco”.
Posso contratar o refinanciamento de veículos online?
Neste caso, não pode fazer especificamente o refinanciamento de veículos somente pela internet.
Como o contrato tem um bem em garantia, os bancos precisam analisar a documentação e transferir a titularidade do carro. E por isso, é necessária a avaliação do veículo e a entrega de documentações junto ao banco.
O NValores, para te ajudar, em parceira com instituições financeiras, disponibiliza uma ferramenta de simulação. Para que você possa simular o valor do empréstimo e o valor das parcelas, escolhendo a melhor solução em taxa de juros e prazo de quitação.
Como posso comparar bancos que realizam refinanciamento de veículos?
Este tipo de dúvida é freqüente em pessoas que precisam deste tipo de produto. Muitas vezes você não tem tempo ou recursos para procurar várias instituições financeiras, e ir em cada uma delas fazer uma simulação do valor do refinanciamento de veículo.
O NValores existe justamente para isto, para facilitar a sua vida. Temos parceria com diversos bancos e financeiras, e oferecemos um espaço onde você pode simular e contratar o seu financiamento com as melhores informações.
O banco Itaú faz restrição para refinanciamento de veículos não quitados?
O banco Itaú é um parceiro do NValores na aquisição de créditos e financiamentos.
O Crédito com Garantia Itaú está disponível, no momento, para clientes preferenciais do Itaú, na linha Personnalité. Nesta opção, é possível contratar até 80% do valor do veículo em crédito, com prazo de pagamento de até 48 parcelas. O valor do refinanciamento é calculado de acordo com o preço do veículo na tabela FIPE.
Nesta opção de crédito, no Banco Itaú, se você possui um financiamento não quitado em seu veículo, vai utilizar parte do empréstimo na quitação. O saldo restante será liberado como crédito.
Quais as opções para refinanciamento de veículos na Caixa?
A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira líder no segmento de poupança, e um dos maiores em número de clientes de conta corrente.
O NValores disponibiliza, aqui no nosso site, a simulação para refinanciamento de veículos para a Caixa.
O Crédito Aporte Auto Caixa está liberado para clientes do banco. Se você ainda não é cliente, pode fazer também o crédito, mas o banco irá inscrever você em uma conta corrente para receber o empréstimo.
Para veículos com até 2 anos de fabricação, clientes Caixa recebem até 70% do valor da tabela FIPE em crédito. Quem não é cliente recebe até 60% do valor do veículo dado como garantia.
Para veículos entre 3 e 5 anos de fabricação, os clientes Caixa podem receber até 60% do valor do veículo como crédito. Quem ainda não é cliente pode receber 50% do valor de mercado em crédito.
Em todos os casos, as taxas de juros são pré-fixadas e o valor do financiamento é parcelado em até 48 meses.
O Bradesco libera refinanciamento de veículos online?
O NValores disponibiliza aqui todas as informações sobre o produto CredFácil Veículo Bradesco, do nosso parceiro.
Neste caso específico, você pode fazer a simulação no NValores, e verificar se esta será a melhor solução para você quitar as suas dívidas.
No CredFácil Veículo Bradesco, o veículo deve estar livre de multas e com impostos em dia. Também deve estar no nome do titular do empréstimo.
As taxas de juros são variáveis, de acordo com a simulação de valor de entrada e ano do veículo.
Você pode refinanciar o seu veículo em até 50 meses. E o Bradesco libera até 60% do valor do veículo, na tabela FIPE.
Este tipo de refinanciamento de veículos está disponível para carros quitados ou não quitados, com até 10 anos de fabricação.
Qualquer pessoa pode solicitar o refinanciamento de veículos, quitados ou não?
Existem certas condições, comuns a todos os bancos parceiros do NValores (Itaú, HSBC, Bradesco, Caixa, PortoSeguro, entre outros).
Você precisa ter mais de 18 anos para refinanciar o veículo.
Além disto, é recomendável que você já tenha uma conta no banco onde vai contratar o empréstimo com garantia em veículo. De qualquer maneira, é necessário que alguma conta em algum banco você já tenha.
O veículo, quitado ou não quitado, deve estar sem multas e sem débito de IPVA e outros impostos.
O veículo também deve estar registrado no nome da pessoa que vai contratar o empréstimo, seja pessoa física ou jurídica.
Além disto, você deve comprovar sua renda mensal. Através de contracheque, holerite, contratos de prestação de serviço, declaração de imposto de renda, entre outras. O banco libera até 30% de sua renda liquida mensal declarada para o refinanciamento do veículo.
Em todos os casos, procure o NValores. Estamos à disposição para a orientação financeira, indicando as melhores taxas e condições de pagamento em seus empréstimos.