Entre as muitas questões que nossos leitores nos colocam, houve uma que nos chamou a atenção, porque pode ser muito útil para nossos leitores. A questão é: “Tenho um empréstimo consignado posso fazer outro?”
A resposta não é universal, já que depende da margem que cada pessoa tem disponível. O valor que é liberado em um empréstimo consignado está diretamente relacionado com o benefício do INSS do candidato ao empréstimo.
Por forma a esclarecer todas as dúvidas de nossos leitores sobre essa questão, o NValores reuniu apresenta a resposta logo abaixo.
Como o banco decide se você pode ter mais um empréstimo
Quando você contata o banco para fazer mais um empréstimo, o banco vai fazer um cálculo simples: ele calcula 30% de sua renda mensal. Esse é o valor máximo que você terá disponível para realizar o pagamento das parcelas de seu empréstimo consignado.
Dessa forma, a resposta é sim, você pode ter mais do que um empréstimo consignado, desde que o somatório de ambos os empréstimos não ultrapassarem o limite de 30%.
Cada pessoa pode fazer diversos empréstimos consignados, desde que a fasquia dos 30% nunca seja ultrapassada. Cada pessoa pode ter empréstimos em até seis bancos ao mesmo tempo.
Contudo, existe uma exceção a essa regra. Apesar do INSS permitir que cada pessoa possa ter 6 contratos de empréstimo, o Exército, a Marinha e o Governo da Bahia apenas permitem que cada beneficiário faça um contrato por banco, ainda que possa contratar em diversos bancos.
Quais as razões para essa regra
Ainda que para muitas pessoas, possa parecer que a regra dos 30% é injusta, na verdade ela é muito importante para proteger as famílias do endividamento excessivo.
Mais do que proteger os bancos e outras entidades financeiras, a regra que limita os empréstimos consignados serve para impedir que os brasileiros contratem empréstimos em excesso, entrando assim em uma situação financeira complicada.