O empréstimo com garantia de imóveis, também conhecido como home equity, é uma modalidade de crédito em evidência no momento, no país. Como toda modalidade de empréstimo, é bom que você tire todas as suas dúvidas sobre o refinanciamento de imóveis
O refinanciamento de imóvel é uma hipoteca?
Não. Os conceitos são até parecidos, mas a legislação que regula estes contratos é diferente. A hipoteca do imóvel é um contrato de empréstimo, onde a sua casa é dada como garantia do contrato, o que não quer dizer que o banco terá a propriedade em caso de inadimplência, já que a casa pode ser usada em mais de uma hipoteca, por exemplo.
Já o refinanciamento de imóvel funciona com uma “alienação” do imóvel em favor do banco. Este irá registrar o imóvel, e em caso de inadimplência, poderá leiloar o bem para garantir a quitação. E neste caso o imóvel
Por este motivo, e também por conta da crise econômica, os bancos estão mudando seus produtos de crédito de hipoteca para refinanciamento de imóveis, com taxas de juros mais baixas e prazo de pagamento mais longo.
O imóvel está em nome de outra pessoa, posso utilizar ele para quitar minhas dívidas?
Neste caso não. Esta é uma das perguntas mais comuns sobre refinanciamento de imóveis. Não de maneira direta. O empréstimo com garantia é concedido para o proprietário do imóvel, de acordo com o registro em cartório.
Caso alguém de sua família possua um imóvel quitado, você pode verificar junto a bancos a possibilidade de outro tipo de crédito pessoal, com avalista.
As parcelas de minha dívida já comprometem muito minha renda mensal. O refinanciamento de imóvel é uma opção?
Claro. As opções de crédito pessoal geralmente têm prazo de quitação menor. Os bancos oferecem opções de no máximo 5 anos. E com isso, as parcelas acabam comprometendo muito de sua renda. Substituir o crédito pessoal por um refinanciamento de imóvel é uma boa opção neste caso, já que o empréstimo pode ser quitado em até 20 anos. E isso com certeza diminui o valor mensal da parcela.
A minha dívida atual tem juros muito altos. Como posso renegociar?
O crédito com garantia de imóvel possui uma das mais baixas taxas de juros do mercado, em torno de 2% ao mês. Para se ter uma idéia, o cartão de crédito possui juros de até 18% ao mês. Empréstimos pessoais sem garantia estão girando em torno de 5% ao mês. Neste caso, substituir a dívida por um refinanciamento de imóvel nem pode ser uma dúvida. Se você tem essa opção, contrate-a, pois assim estará eliminando muito de seu custo efetivo total, trazendo maior alívio financeiro.
Como faço para contratar um refinanciamento de imóvel?
Geralmente as pessoas não têm muito conhecimento sobre o mercado de crédito. E neste momento os bancos podem se aproveitar para oferecer soluções que nem sempre são as melhores.
A NValores possui consultoria especializada, que pode te dar uma orientação exata de suas necessidades financeiras atuais e oferecer o crédito melhor e mais responsável.
Muitas perguntas e respostas podem surgir na hora da contratação do refinanciamento de imóvel, e por isso a consultoria especializada se faz necessária, principalmente em caso de substituição ou amortização de dívida.
Para um financiamento com garantia em imóvel, é necessário que a pessoa possua imóvel próprio, quitado, e toda a documentação regularizada. Alguns bancos exigem também conta corrente ativa, avalistas, análise de crédito, isto a depender de cada caso. Cabe lembrar que esta opção de crédito só é valida para maiores de 18 anos, por conta da legislação.
O refinanciamento de imóvel é um processo demorado?
Esta dúvida é pertinente, pois em muitos momentos a pessoa precisa de crédito rápido, para satisfazer uma emergência.
O processo não é tão burocrático quanto parece, mas se a pessoa estiver assessorada por uma consultoria especializada pode andar mais rápido. Por isso a NValores oferece contatos diretos com bancos e instituições financeiras, o que vai facilitar o processo de liberação do financiamento.
Por ter várias etapas, o refinanciamento de imóvel não sai em 24 horas. Neste caso, tome cuidado. Muitas financeiras oferecem crédito rápido, sem garantias, e às vezes liberando o dinheiro no mesmo dia. Mas por trás disso se esconde um contrato com juros abusivos e prazo de quitação curto.
Se puder, avalie todas as opções, para fazer a melhor escolha.
Qual é o passo a passo dos refinanciamentos de imóveis?
O primeiro passo é entrar em contato com a NValores, para solicitar as informações mais básicas do empréstimo e responder às perguntas. Diante disto, iremos indicar qual é o crédito mais barato, com prazo que não comprometa sua renda nem sua vida financeira.
Após saber todas as informações, como valor do imóvel, quantia solicitada, renda familiar mensal, preço e prazo de quitação, a NValores indica propostas bancárias, para que o cliente possa tirar as dúvidas sobre qual refinanciamento de imóvel contratar.
Após o envio das informações pessoais, solicitadas pelo banco, este irá processar a análise de crédito, e então, confirmar se a quantia solicitada será liberada, e sob quais condições.
O próximo passo é preparar a documentação necessária para a assinatura do contrato, inclusive com a solicitação de registro do imóvel junto ao Cartório de Registro.
Depois da análise do valor do imóvel e da documentação, o banco irá solicitar um parecer técnico, para concluir a avaliação de valor de mercado do imóvel, e indicar a garantia.
Com estes passos concluídos, o contrato é gerado, assinado pelas partes, e com a assessoria necessária, algumas dúvidas sobre o financiamento do imóvel ainda podem ser discutidas com a instituição financeira.
Por último, o banco indica ao Cartório de Registro de Imóveis a anotação da “alienação fiduciária” do imóvel, e libera o crédito ao cliente, indicando as datas das parcelas e a quantia a ser debitada em conta corrente mensalmente.
Sou obrigado a contratar assessoria para um financiamento de imóvel?
Pela legislação brasileira, o cliente tem o direito de obter todas as informações necessárias para refinanciamento de imóveis diretamente com a instituição financeira.
Porém, como um empréstimo deste porte envolve várias etapas, análise financeira e jurídica, avaliação de imóvel, registro cartorário, entre outros, é recomendável que você entre em contato conosco. O NValores já possui contato com diversas instituições financeiras, e assim você terá em um só local todas as taxas e custos envolvidos, e as opções de prazo. Sem esta assessoria, você teria que buscar cada uma das instituições, separadamente, que oferecem este tipo de produto, para pesquisar e avaliar cada uma das condições. E isto iria custar muito mais tempo.